Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia


07
Junho

Seminário debate utilização de água de reúso no Polo Petroquímico



O Comitê de Fomento Industrial do Polo (Cofip), a Feevale e a Corsan promoveram, na manhã da última quinta-feira, 6 de junho, o Seminário Reúso. O encontro lotou o anfiteatro do Sitel e debateu a utilização de água de reúso no processo industrial do Polo Petroquímico de Triunfo.

Após a recepção e as boas-vindas dadas pelas entidades organizadoras do evento, Sheila de Oliveira apresentou o trabalho feito pelo Aquapolo Ambiental, maior empreendimento para a produção de água de reúso industrial na América do Sul e o quinto maior do planeta. Sheila atua na área há 20 anos e é coordenadora de produção no Aquapolo desde 2011. Ela explicou o processo que possibilita o fornecimento de 650 litros por segundo de água de reúso para o Polo Petroquímico da Região do ABC Paulista - equivalente ao abastecimento de uma cidade de 500 mil habitantes.



Em seguida, Sandro Hansen falou sobre a cobrança pelo uso da água no Brasil. O membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caí e sponsor da Comissão de Gestão Ambiental do Cofip apresentou a legislação vigente e alguns modelos de cobrança já usados no país. Mostrou ainda um panorama da situação da Bacia do Rio Caí, de onde é captada a água usada no Polo.

Os mestrandos e doutorandos que estão à frente do Projeto Reúso, sediado no Sitel, fizeram os últimos painéis da manhã, destacando o trabalho realizado e os resultados obtidos até o momento. O objeto de estudo do mestrado de Aline Barreto, Luciano Gonçalves e Andreia Barros dos Santos é o reúso de água industrial através da aplicação do processo de separação por membranas. Até março de 2020, eles devem indicar qual o processo mais indicado para o Polo Petroquímico. Já as doutorandas Paula Gonçalves dos Santos e Carla Venzke pesquisam sobre o tratamento do concentrado, que é o resíduo resultante do processo de transformação do efluente tratado pelo Sitel em água de reúso.

Após momento de perguntas, o diretor administrativo do Cofip, Sidnei dos Anjos, salientou a importância da iniciativa e de sua continuidade após a conclusão das pesquisas. Já para este ano está previsto um encontro com fornecedores de tecnologia e insumos aplicáveis às soluções que estão sendo abordadas pelo projeto. Por fim, os participantes do seminário conheceram a planta-piloto do projeto, localizada no Sitel.

Saiba mais

--> Projeto Reúso: entenda o estudo que é realizado no Sitel

--> Entrevista: Paula Santos relata o desenvolvimento do Projeto Reúso

--> Entrevista: Patrícia Corrêa explica início do projeto Reúso

--> Entrevista: Sandro Hansen destaca trabalho da Comissão de Gestão Ambiental do Cofip


Dados enviados com sucesso!
Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia