Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia


18
Março

Parada de Manutenção na Braskem mobiliza mais de 4 mil profissionais



A parada geral de manutenção das plantas de Aromáticos, Olefinas 1 e de Butadieno da unidade de Insumos Básicos da Braskem (UNIB-RS) em Triunfo irá movimentar mais de 4 mil pessoas entre colaboradores da empresa e funcionários terceirizados. As atividades de redução de carga iniciaram em 8 de março na planta de Aromáticos. Está programada para o dia 19/03 (quarta-feira) a interrupção da produção de Olefinas 1 e de Butadieno. A parada geral é um evento realizado para a manutenção dos equipamentos e a implantação de melhorias e inovações tecnológicas. Neste ano, serão realizadas 36 mil tarefas programadas. O investimento total na parada será de R$ 166 milhões. As plantas têm previsão de volta à carga em 25 de abril.



Espaço de convivência



Desde a última segunda-feira (10/03), a UNIB RS está oferecendo aos funcionários terceirizados da parada uma ampla área de convivência para ser utilizada nos horários de folga, nos turnos diurno e noturno. A área de convivência, localizada junto ao refeitório, inclui computadores com internet, videogame, mesas de sinuca, pebolim, além de jogos de cartas, damas, xadrez e dominó. Aparelhos de televisão estão sendo instalados na área, que contará também com poltronas e sofás confortáveis.  



Funcionamento do flare



Durante a realização da parada de manutenção, quando ocorre um ajuste no processo produtivo das plantas, o sistema de segurança petroquímico conhecido como flare – mecanismo de queima de gases – varia de intensidade. Esse sistema funciona ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana, em qualquer unidade industrial petroquímica.



Em função das atividades da parada, o flare ficará mais alto nos primeiros e nos últimos dias do evento, respectivamente 19 e 20/03, e 26 e 27/04. “Durante todo o processo, os órgãos públicos serão avisados e cada procedimento é integralmente controlado e previsto. Apesar de ruídos e chamas neste sistema, as ações seguem as mais rigorosas normas internacionais de segurança da indústria petroquímica”, afirma Vilar de Oliveira, coordenador da parada.



Sopragem



Os procedimentos de sopragem (limpeza das tubulações com vapor) realizados durante a parada podem provocar a ocorrência de ruídos mais fortes. As sopragens estão programadas para acontecer durante o período da parada, podendo provocar picos de ruídos, mas que não apresentam risco para os trabalhadores envolvidos e para a população próxima ao polo petroquímico.



Segurança nas atividades



Visando a segurança das pessoas, do meio ambiente e dos equipamentos, durante 18 meses as equipes da Braskem de planejamento da parada identificaram novas tecnologias e aprimoraram procedimentos operacionais e de manutenção, realizando treinamentos de todas as equipes envolvidas nas atividades. “Nosso objetivo é o zero acidente e o sucesso absoluto em todas as ações que serão realizadas durante a parada”, diz Oliveira.


Dados enviados com sucesso!
Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia