Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia


12
Novembro

Exercício no Polo simula com sucesso o atendimento e resgate a cinco vítimas



Estava programado para esta segunda (11/11) o 2o simulado de evasão de emergência do Polo Petroquímico de Triunfo, que abrangeria um cenário de emergência, atendimento a vítimas e evasão de cerca de seis mil pessoas para os pontos de encontros, conforme nosso procedimento de evasão.



No entanto, a ocorrência de chuva provocou o cancelamento do simulado em campo e da evasão.



Já o exercício de socorro às vítimas foi mantido. Iniciado por volta das 9h30min, o simulado ocorreu junto à área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente e no PAME da Unidade de Petroquímicos Básicos da Braskem.



Confira algumas informações do evento:



-          O simulado envolveu o resgate e socorro a cinco vítimas com queimaduras, traumas e intoxicação por fumaça;



-          As vítimas foram classificadas no local de acordo com a gravidade dos seus quadros e imediatamente removidas para o PAME;



-          Lá, foram atendidas por uma equipe liderada por um médico. Após terem seus quadros estabilizados, foram transportadas para hospitais da região para atendimento.



Todo o treinamento foi baseado no protocolo de atendimento médico de múltiplas vítimas, composto por todas as empresas do Polo Petroquímico e pelos parceiros Hospital Moinhos de Vento, Unimed Vale do Caí e UniAir.



Para o atendimento das cinco, vítimas foram mobilizadas:



- 11 ambulâncias, sendo oito do Polo, duas da Unimed Vale do Caí e uma da Risco Zero;



- Cinco médicos, três enfermeiras e seis técnicos de Enfermagem, totalizando 14 pessoas;



- Cinco pessoas para resgate do PCEM;



- Um helicóptero Aeromédico da UniAir (que não foi utilizado por conta do mau tempo).



O objetivo do simulado foi avaliar:



-          O funcionamento do plano de emergências médicas do Polo,



-          O tempo de resposta e deslocamento de vitimas até os hospitais de referência,



-          A comunicação das equipes,



-          A sinergia de trabalho para casos de atendimento.



Na avaliação preliminar pelo GT PAME, o tempo resposta de resgate, tratamento inicial  e atendimento no PAME foi considerado um ótimo resultado para os padrões de atendimento de emergências médicas, conforme comparativo de dados de referência de atendimento em grandes cidades.



Nas próximas semanas, os GTs PAM e PAME farão uma análise crítica dos resultados das avaliações realizadas pelas equipes externas e internas que acompanharam o exercício, para levantar os pontos positivos e os pontos de melhoria dos nossos processos de atendimento médico.



Agradecemos o apoio de todas as empresas do Polo que participaram desta etapa do simulado: Oxiteno, Innova, Lanxess KEL, Lanxess PBR, White Martins, Borealis, Braskem, além das empresas Hospital Moinhos de Vento, Unimed Vale do Caí, UniAir e GPS-Predial, bem como as Entidades que apoiaram os GTs no planejamento do exercício completo: Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.



Registramos também o reconhecimento aos GTs PAM e PAME e a todas as pessoas que trabalharam no planejamento, organização e estruturação do simulado, em atendimento aos nossos procedimentos, para que o exercício fosse o mais realista possível. Em especial, agradecemos aos colaboradores da empresa Sulzer, que representaram as vítimas, apoiando-nos na realização de um exercício diferenciado.



O relatório técnico com registros de imagens será posteriormente divulgado pela Comissão Organizadora.



Em relação ao exercício da emergência tecnológica e de evasão das pessoas, informações complementares serão efetuadas nas próximas semanas, após o GT PAM efetuar alinhamentos e validar um novo período.


Dados enviados com sucesso!
Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia