Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia


07
Dezembro

Curso Técnico em Soldagem



A implantação do Curso Técnico em Soldagem é uma resposta do SENAI às demandas de profissionais Técnicos em Soldagem e aos interesses de diferentes segmentos industriais do Rio Grande do Sul, de forma especial a indústria metalmecânica, naval, petroquímica, óleo e gás da região do Vale dos Sinos e do Vale do Jacuí.

O Curso Técnico em Soldagem é consequência das exigências do mercado de trabalho, que requer profissionais com competências mais alinhadas com as demandas geradas pelo processo da globalização, pelo novo paradigma de produção e pelos avanços vividos no campo da tecnologia e nos processos de trabalho. Sua implantação decorre da necessidade apontada pelo mercado de buscar novos padrões produtivos em decorrência da competitividade do mercado. Isso faz com que as empresas sejam obrigadas a reorganizar o trabalho, implementando novas tecnologias e atendendo exigências de qualidade, de modo a garantir níveis de produtividade e diferencial competitivo frente aos avanços alcançados pelas melhores práticas reconhecidas no mercado.

A realidade que atualmente vivemos aponta para uma crescente valorização do capital humano das organizações, impondo inúmeros desafios aos empresários, trabalhadores, governantes, bem como às instituições de educação profissional, na atualização e qualificação contínua e na busca de diferenciais competitivos.

Nesse contexto, a preparação de profissionais para a área da soldagem é de fundamental importância, devendo considerar a capacidade necessária para a formação de trabalhadores multifuncionais, com visão abrangente da empresa e dos processos de trabalho, domínio sólido e amplo de conhecimentos, capacidade de identificar e resolver problemas, além de desempenhar um amplo conjunto de atividades inerentes à ocupação, atendendo às novas exigências das organizações do trabalho.

O Curso Técnico em Soldagem tem por objetivos:

• Formar Técnicos em Soldagem com sólidos conhecimentos para coordenar tecnicamente as equipes de soldagem, prestar suporte técnico à preparação das atividades e assessorar a elaboração de projetos de componentes e/ou equipamentos soldados, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente.

• Desenvolver a iniciativa, o espírito crítico e empreendedor dos alunos, para que possam identificar e gerenciar novas oportunidades de trabalho e de geração de renda, numa economia em constante mudança.

• Desenvolver habilidades e atitudes que propiciem ao aluno a ampliação de sua capacidade pessoal e de equipe, na organização e no preparo para enfrentar situações rotineiras e complexas, respeitando os valores éticos e estéticos na realização de seu trabalho.

• Desenvolver, no profissional, o hábito de realizar as atividades em sintonia com as normas de segurança e de preservação ambiental.

• Propiciar a vivência de situações de aprendizagens que envolvam os princípios, normas e atitudes do Sistema de Gestão da Qualidade e gerenciamento de tarefas.

• Proporcionar aos alunos, através do desenvolvimento de projetos e atividades desafiadoras, a percepção e incorporação consciente e crítica da estética e da ética nas relações humanas envolvidas em situações profissionais.

O Técnico em Soldagem é o profissional que apresenta as competências necessárias para coordenar tecnicamente as equipes de soldagem, prestar suporte técnico à preparação das atividades e assessorar a elaboração de projetos de componentes e/ou equipamentos soldados, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente, conforme segue:

• Prestar suporte técnico à preparação das atividades de corte e soldagem, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente, considerando as seguintes etapas: planejar o fluxo da produção de corte e soldagem; prover os recursos humanos, materiais, tecnológicos e de infraestrutura requeridos para a execução das ações de corte e soldagem.

• Coordenar tecnicamente as equipes nas atividades de corte e soldagem, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente, considerando as seguintes etapas: controlar a execução dos processos de corte e soldagem; controlar a inspeção dos equipamentos de soldagem e corte quanto ao desempenho; controlar a qualidade dos processos de corte e soldagem; controlar o manuseio dos materiais (consumíveis); monitorar as métricas de produtividade das equipes.

• Assessorar a elaboração de projetos de componentes e/ou equipamentos soldados, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente, considerando as seguintes etapas: apoiar as ações de saúde, segurança e meio ambiente; auxiliar na implementação de novos projetos; subsidiar a elaboração de projetos com informações relacionadas à solda.

A Matriz da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio tem como objetivo identificar os módulos necessários para a certificação.

Para um total de 1.200 horas são trabalhados o Módulo Introdutório e 03 (três) Módulos Específicos, conforme abaixo:

O Módulo Introdutório é integrado por unidades curriculares para desenvolvimento das competências básicas, num total de 320 horas.

Unidades Curriculares do Módulo Introdutório:

• Introdução à Tecnologia de Corte e Soldagem;

• Tecnologia dos Materiais; Comunicação e Tecnologia da Informação;

• QSMS – Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente;

• Fundamentos Físico-Químicos.

Os Módulos Específicos são integrados por Unidades Curriculares referentes às competências específicas:

Unidades Curriculares do Módulo Específico I:

• Preparação para os Processos de Corte;

• Preparação para os Processos de Soldagem;

• Leitura e Interpretação de Projetos.

Unidades Curriculares do Módulo Específico II:

• Controle de Processos e Materiais;

• Controle de Qualidade dos Processos de Corte e Solda;

• Coordenação de Equipes e Métricas de Produtividade.

Unidades Curriculares do Módulo Específico III:

• Suporte Técnico em Elaboração e Implementação de Projetos;

• Suporte Técnico em Ações de Saúde,

• Segurança e Meio Ambiente.


Dados enviados com sucesso!
Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia