Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia


04
Novembro

2º Simulado do Polo Petroquímico de Triunfo ocorrerá na próxima semana



Será na próxima semana o Segundo Exercício Simulado de Evasão Geral do Polo Petroquímico de Triunfo, que envolverá a participação de cerca de até seis mil pessoas das empresas Borealis, Braskem, Innova, Lanxess, Oxiteno e White Martins.



Aproveite esta semana para fazer uma revisão dos procedimentos em caso de evasão da área. Em caso de dúvidas, procure a área de Segurança da planta onde esteja atuando e esclareça.



Informações prévias importantes ao Simulado:



1.    Conhecer a rota de fuga de sua unidade e os pontos de encontro internos (locais definidos pelas empresas para serem pontos de encontro, escolhidos com base nos critérios de segurança, acesso e mobilidade)



2.    Revisar a identificação dos toques de alarme característicos que definem a necessidade de evasão e o final de uma emergência.  As empresas/plantas estão divulgando suas rotas de fuga em seus informativos ou em DDS’s.



3.      Identificar a sua rota de fuga:  Caminho definido pelas empresas como acesso mais fácil e seguro aos pontos de encontro internos.



4.    Conhecer os pontos de encontro externos (locais em comum nos quais todos os trabalhadores deverão se reunir em caso de necessidade de evasão).



5.    Saber para qual dos três pontos externos deve se dirigir, com base na planta onde esteja atuando:



 Região Oeste:  Braskem PP1, PP2 e PE5, Lanxess KEL, Oxiteno e Innova.



      Ponto de Encontro Externo1 = Estação de Transbordo dos trabalhadores em regime de turno do Complexo.



 Região Leste:  Braskem Unib e Lanxess PBR.



      Ponto de Encontro Externo2 = ACEB – Associação Cultura e Esportiva Braskem.



 Região Norte: Braskem PE4 e PE6 e White Martins.



      Ponto de Encontro Externo3 = PE6 – Portaria Entrada de Caminhões.



6. Ao ouvir o alarme de emergência, deve-se parar o que se está fazendo, de forma segura e seguindo os procedimentos, e dar início ao deslocamento até o ponto de encontro interno mais próximo e seguro.



7. O percurso da caminhada até os pontos de encontro deverá ser realizado pela pista do lado Interno da via de contorno, deixando-se a pista externa para circulação de ambulâncias e viaturas do PAM e veículos autorizados.



8. Algumas áreas e equipes não participarão deste exercício, como operadores de campo e painel, equipe do PAME e equipe de cozinhas.



9. Gestantes e pessoas com problemas de locomoção devem se identificar antecipadamente com a área médica da planta onde estejam atuando, para receber a orientação sobre como proceder na data do simulado. Como no ano anterior, haverá transporte especial para este fim.



O Simulado está sendo organizado pelos Grupos Técnicos PAM e PAME do COFIP, contando com apoio da Defesa Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Hospital Moinhos de Vento, Unimed Vale do Caí e Uniair.



Este ano será mais complexo, baseado em um cenário real de emergência tecnológica na Braskem/Unib, incluindo o atendimento a vítimas. Terá por principal objetivo aprimorar ainda mais os Planos de Emergência e os procedimentos de resposta de cada empresa, bem como verificar a prontidão dos envolvidos e esclarecer funções e responsabilidades em caso de emergências reais. Terá registros de imagens, que posteriormente servirão para avaliação pelo Comitê Organizador e divulgação aos participantes.


Dados enviados com sucesso!
Página Inicial / Notícias / Detalhe da notícia