Eventos Realizados


Terceira edição do Ação Social COFIP nas Comunidades movimenta a cidade de Montenegro


A terceira edição do Ação Social COFIP nas Comunidades, com aproximadamente 4000 atendimentos prestados à população de Montenegro, encerrou um ciclo iniciado em 2013, com eventos similares realizados em Triunfo e Nova Santa Rita. Organizado pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo, em parceria com o SESI, o evento ocorreu no dia 17 de outubro, com a presença de centenas de moradores, no SESI.



No decorrer do evento, os cidadãos puderam desfrutar de atividades e serviços diversos, de forma gratuita. Durante o dia, foram disponibilizados espaços voltados para saúde, lazer, esporte, educação e cidadania. Entre os serviços oferecidos, na área de saúde houve avaliação nutricional, teste de glicose, medição de pressão arterial, orientação em saúde bucal, entre outros. 



A comunidade pôde conferir as apresentações culturais de entidades da cidade, aulas de ritmos, contação de histórias, playground com cama elástica e piscina de bolinhas, além de jogos de integração com o Projeto Atleta do Futuro. Na ocasião, também foram oferecidas orientações sobre orçamento familiar e cortes de cabelo. 



O evento contou com o Varal Solidário, um projeto da Corsan, que visa arrecadar peças de roupas para doação. Em troca, as pessoas que colaboraram, receberam uma muda para plantio.



Durante o Ação Social, o Prefeito de Montenegro, Luiz Américo Aldana, falou à comunidade sobre a relevância do COFIP no auxílio do desenvolvimento da cidade e sobre o privilégio de receber o evento público voltado à população, promovido pelo Comitê. A Coordenadora do SESI, Ana Hoffmann, destacou a atratividade do evento para o público participante e comentou sobre a satisfação dos moradores em receberem o Ação Social.



O Ação Social COFIP nas Comunidades foi criado com o objetivo de trazer diversos serviços e benefícios para a população. O evento é uma iniciativa do Comitê com o patrocínio das empresas associadas: Braskem, Odebrecht Ambiental, Innova, Hexion, John Deere, Lanxess, Masisa, Oxiteno, Polo Films e White Martins - e o apoio de diversas entidades da cidade.





Terceiro Exercício Simulado de Evasão Geral




O Polo Petroquímico de Triunfo realizou nesta terça-feira (28/04) pela manhã o seu 3º Exercício Simulado de Evasão Geral, mobilizando as empresas e trabalhadores da região. Organizado pelos Grupos Técnicos PAM (Plano de Auxílio Mútuo) e PAM Médico do Comitê de Fomento Industrial do Polo (COFIP), responsáveis pelo atendimento médico e operacional da região, o simulado abrangeu um cenário de emergência, atendimento a pessoas e evasão de cerca de seis mil colaboradores que atuam no perímetro do Polo Petroquímico para os pontos de encontro externos, conforme procedimentos de evasão. A Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos da Corsan (SITEL) também participou do exercício.



Iniciado por volta das 9h, o simulado começou a partir de um cenário de emergência tecnológica com vítimas em uma das plantas industriais associadas ao COFIP.



A evasão iniciou logo após o soar do alarme de emergência nas empresas. As pessoas se deslocaram a pé para os pontos de encontro internos de cada unidade industrial e, logo a seguir, para os pontos de encontro externos. Gestantes e pessoas com dificuldade de locomoção contaram com apoio de ônibus para o trajeto. O exercício durou cerca de duas horas.



O objetivo do simulado foi reforçar a cultura de prevenção e prontidão das pessoas para eventuais situações de emergência, bem como avaliar os procedimentos de evasão das empresas, especialmente o tempo de resposta das pessoas ao alarme e o tempo de deslocamento até os pontos externos de encontro. Todo o treinamento foi baseado nos protocolos de evasão e de atendimento médico.



“Este foi nosso terceiro exercício integrado. Os objetivos foram plenamente atendidos e atestam nossa sinergia e evolução contínua à integração das melhores práticas em gestão de segurança no condomínio industrial”, diz Sidnei Anjos, diretor administrativo do COFIP.



Nas próximas semanas, os Grupos de Trabalho do PAM e PAM Médico, responsáveis pelo planejamento e realização do exercício, farão uma análise crítica dos resultados das avaliações realizadas pelas equipes que acompanharam o exercício, visando o aprimoramento contínuo da gestão.



O 3º Simulado de Emergência do Polo abrangeu funcionários e terceiros da Braskem, Innova, Lanxess, Oxiteno, White Martins e Odebrecht Ambiental. O exercício contou com apoio da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Hospital Moinhos de Vento e Unimed Vale do Caí. 





Encontro anual do Conselho e Comissões Técnicas





O Comitê de Fomento Industrial do Polo (COFIP) reuniu, no dia 10 de dezembro, os membros de suas dez comissões técnicas para o evento de encerramento do ano. O encontro aconteceu no auditório da PE6 – Braskem e foi uma oportunidade para avaliar o balanço das ações do COFIP e suas comissões no decorrer de 2014, além de planejar 2015.

Sidnei Anjos, Diretor Administrativo destacou as principais ações do comitê, entre elas: Ação Social COFIP nas Comunidades, realizada em Nova Santa Rita, em maio; Parceria com o SESI, levando o Cozinha Brasil para a cidade de Montenegro; Parceria com o SESI, levando o programa Atleta do Futuro para Nova Santa Rita; Convênio com o MDIC, trazendo cursos do Pronatec para a cadeia produtiva do Polo;

Além disso, o COFIP faz parte dos conselhos do SENAI/SESI e participa de reuniões periódicas da FEDERASUL. Ainda conta com a parceria com as Secretarias de Indústria e Comércio e de Desenvolvimento Econômico das prefeituras de Montenegro, Nova Santa Rita e Triunfo, bem como representantes das entidades associativas (ACI, ACISA e FEDERASUL), através da Agenda Polo Desenvolve. O objetivo de todas essas parcerias é alavancar cada vez mais o desenvolvimento do Polo e das suas cidades limítrofes, beneficiando empresas, funcionários e comunidade.

Após a apresentação das principais ações realizadas por cada comissão em 2014 e os projetos para 2015, todos dirigiram-se ao Sítio Gabardo, para o almoço de confraternização. No local, os convidados puderam prestigiar a apresentação de flautas do Grupo de Alunos da Escola Cândido, de Triunfo, que conta com o apoio do COFIP.



Segunda edição do Ação Social COFIP nas Comunidades acontece em Nova Santa Rita





A segunda edição do Ação Social COFIP nas Comunidades, com mais de 1600 atendimentos prestados à população de Nova Santa Rita, foi um sucesso ainda maior que a primeira edição. Organizado pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo, em parceria com o SESI, o evento ocorreu no dia 22 de março, com a presença de centenas da moradores, no Ginásio Berto Círio.

No decorrer do evento, os cidadãos puderam desfrutar de atividades e serviços diversos, de forma gratuita. Durante o dia, foram disponibilizados espaços voltados para saúde, lazer, esporte, educação e cidadania. Entre os serviços oferecidos, na área de saúde houve avaliação nutricional, teste de glicose, medição de pressão arterial, vacinação contra o HPV, prevenção as DSTs e Câncer de Mama, entre outros.

A comunidade pôde conferir as apresentações da Orquestra Jovem do SESI, teatro de bonecos e aulas de ritmo, além de aproveitar o circuito do bem-estar e a minibiblioteca, entre muitas outras opções de atividades recreativas.

Durante o Ação Social, a Prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti, falou à comunidade sobre a relevância do COFIP no auxílio do desenvolvimento da cidade e sobre o privilégio de receber o evento público voltado à população, promovido pelo Comitê. O Gerente de Operações do SESI, Gilberto da Rosa Silva, destacou que “o mix de serviços bem variado foi atrativo e adequado para o público participante (família)” e comentou sobre a satisfação dos moradores em receberem o evento. O Ação Social COFIP nas Comunidades foi criado com o objetivo de trazer diversos serviços e benefícios para a população. O evento é uma iniciativa do Comitê com o patrocínio das empresas associadas: Borealis, Braskem, Innova, John Deere, Lanxess, Masisa, Momentive, Oxiteno, Polo Films e White Martins. O evento contou com o apoio do Conselho Comunitário Consultivo do Polo, Prefeitura Municipal de Nova Santa Rita, Polícia Civil, Brigada Militar, Acisa, Exército, Senac, Instituto Embelleze, Caps, TJ-RS, Unilasalle e Ervateira Barão.



Exercício no Polo simula com sucesso o atendimento e resgate a cinco vítimas



 


Estava programado para esta segunda (11/11) o 2simulado de evasão de emergência do Polo Petroquímico de Triunfo, que abrangeria um cenário de emergência, atendimento a vítimas e evasão de cerca de seis mil pessoas para os pontos de encontros, conforme nosso procedimento de evasão.


No entanto, a ocorrência de chuva provocou o cancelamento do simulado em campo e da evasão.


Já o exercício de socorro às vítimas foi mantido. Iniciado por volta das 9h30min, o simulado ocorreu junto à área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente e no PAME da Unidade de Petroquímicos Básicos da Braskem.


Confira algumas informações do evento:


-   O simulado envolveu o resgate e socorro a cinco vítimas com queimaduras, traumas e intoxicação por fumaça;


-   As vítimas foram classificadas no local de acordo com a gravidade dos seus quadros e imediatamente removidas para o PAME;


-   Lá, foram atendidas por uma equipe liderada por um médico. Após terem seus quadros estabilizados, foram transportadas para hospitais da região para atendimento.

 


Todo o treinamento foi baseado no protocolo de atendimento médico de múltiplas vítimas, composto por todas as empresas do Polo Petroquímico e pelos parceiros Hospital Moinhos de Vento, Unimed Vale do Caí e UniAir.


Para o atendimento das cinco, vítimas foram mobilizadas:


- 11 ambulâncias, sendo oito do Polo, duas da Unimed Vale do Caí e uma da Risco Zero;

- Cinco médicos, três enfermeiras e seis técnicos de Enfermagem, totalizando 14 pessoas;

- Cinco pessoas para resgate do PCEM;

- Um helicóptero Aeromédico da UniAir (que não foi utilizado por conta do mau tempo).


O objetivo do simulado foi avaliar:

- O funcionamento do plano de emergências médicas do Polo,

O tempo de resposta e deslocamento de vitimas até os hospitais de referência,

- A comunicação das equipes,

- A sinergia de trabalho para casos de atendimento.


Na avaliação preliminar pelo GT PAME, o tempo resposta de resgate, tratamento inicial  e atendimento no PAME foi considerado um ótimo resultado para os padrões de atendimento de emergências médicas, conforme comparativo de dados de referência de atendimento em grandes cidades.

 


Nas próximas semanas, os GTs PAM e PAME farão uma análise crítica dos resultados das avaliações realizadas pelas equipes externas e internas que acompanharam o exercício, para levantar os pontos positivos e os pontos de melhoria dos nossos processos de atendimento médico.

 


Agradecemos o apoio de todas as empresas do Polo que participaram desta etapa do simulado: Oxiteno, Innova, Lanxess KEL, Lanxess PBR, White Martins, Borealis, Braskem, além das empresas Hospital Moinhos de Vento, Unimed Vale do Caí, UniAir e GPS-Predial, bem como as Entidades que apoiaram os GTs no planejamento do exercício completo: Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

 


Registramos também o reconhecimento aos GTs PAM e PAME e a todas as pessoas que trabalharam no planejamento, organização e estruturação do simulado, em atendimento aos nossos procedimentos, para que o exercício fosse o mais realista possível. Em especial, agradecemos aos colaboradores da empresa Sulzer, que representaram as vítimas, apoiando-nos na realização de um exercício diferenciado.

 


O relatório técnico com registros de imagens será posteriormente divulgado pela Comissão Organizadora.

 


Em relação ao exercício da emergência tecnológica e de evasão das pessoas, informações complementares serão efetuadas nas próximas semanas, após o GT PAM efetuar alinhamentos e validar um novo período.





Ação Social COFIP acontece em Triunfo








Foi um sucesso a primeira edição do Ação Social COFIP nas Comunidades, organizado pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo, em parceria com o SESI. Ocorrido na ensolarada manhã do dia 23 de novembro, diversos moradores de Triunfo compareceram no Centro Municipal de Esportes, Cultura e Lazer.



No decorrer do evento, os triunfenses puderam desfrutar de atividades e serviços diversos, de forma gratuita. Durante o dia, foram oferecidos espaços voltados para saúde, lazer, esporte, educação e cidadania. Entre os serviços disponíveis, na área de saúde foram oferecidos avaliação nutricional, teste de glicose, medição de pressão arterial, dicas de prevenção à dengue e à gripe, entre outros.



A comunidade pôde conferir as apresentações da Orquestra Jovem do SESI, teatro de bonecos, aulas de ritmo e contação de histórias, além de aproveitar o playground com cama elástica e quadras de areia para a prática de esportes, entre muitas outras opções de atividades recreativas.



Um dos destaques do evento foi a Trilha Histórico Cultural de Triunfo, a primeira realizada no município. O objetivo foi oportunizar ao público um percurso orientado por guia de turismo, informando as principais características de cada edificação. O caminho foi percorrido a pé, passando por vários prédios importantes dos séculos XVIII, XIX e XX, como a Igreja Bom Jesus do Triunfo, o Museu Farroupilha, o Passo Municipal e o Theatro União.



Durante o Ação Social, o Prefeito de Triunfo, Mauro Poeta, falou à comunidade sobre a relevância do COFIP como parceiro ao desenvolvimento da cidade e sobre o privilégio de receber o primeiro evento público voltado à população promovido pelo Comitê. O Diretor Administrativo do COFIP, Sidnei Anjos, ressaltou a importância de promover atividades e melhorias não somente para as empresas associadas, mas para os municípios próximos às indústrias e à sociedade.



O Ação Social COFIP nas Comunidades foi criado com o objetivo de trazer diversos serviços e benefícios para a população. O evento é uma iniciativa do Comitê com o patrocínio das empresas associadas: Borealis, Braskem, Innova, John Deere, Lanxess, Masisa, Momentive, Oxiteno, Polo Films e White Martins. O evento contou com o apoio do Conselho Comunitário Consultivo do Polo, Prefeitura Municipal de Triunfo, APAE, Brigada Militar, Bombeiros Voluntários, Lions Club, Rotary Club, Fundação Cultural Qorpo-Santo, AECO e AMA.



Em 2014, o Ação Social ocorrerá em Nova Santa Rita e, em 2015, em Montenegro.





Cofip realiza primeira reunião geral


O Comitê de Fomento Industrial do Polo – COFIP/RS promoveu sua primeira reunião com todos os seus representantes, no dia 7 de dezembro, no auditório da PE6/Braskem. No encontro, o diretor administrativo do Comitê, Sidnei Anjos, resgatou os objetivos e o papel do COFIP, que é formado por representantes de dez empresas instaladas no distrito industrial de Triunfo e Montenegro. Estes representantes estão divididos em comissões e grupos técnicos, além do Conselho de Administração, Fiscal e Executivo. Dos 117 membros, 90 estiveram presentes ao encontro.

Durante a reunião, Sidnei apresentou a marca que a partir de agora identifica o Comitê, além do site (www.cofiprs.com.br) que, após ser validado pelo grupo, está no ar com diversas informações relevantes sobre as ações estratégicas e de promoção do desenvolvimento das empresas associadas.

O diretor administrativo salientou que o distrito industrial envolve mais de oito mil profissionais em treze plantas industriais, que correspondem a um PIB Polo de 16 bilhões reais e geram um retorno anual de 1,4 bilhão de reais em impostos.

Ficou acordado que no mês de março/2013 haverá um workshop para o planejamento estratégico do COFIP, visão 2013/2014.

Antes de finalizar o encontro, foi passado um vídeo institucional que contempla a criação e os objetivos do COFIP e um breve histórico de cada empresa representada. Atualmente integram o Comitê: Borealis, Braskem, Innova, John Deere, Lanxess, Masisa, Momentive, Oxiteno, Polo Films e White Martins.

Como parte da programação, um almoço de confraternização no Velopark brindou o 1º ano de atuação da equipe COFIP.





Polo Petroquímico de Triunfo realiza primeiro simulado de emergência


O Polo Petroquímico de Triunfo realizou no dia 23 de outubro o seu primeiro simulado de evasão de emergência. Cerca de seis mil trabalhadores das empresas Braskem, Innova, Lanxess, Borealis, Oxiteno e White Martins deixaram seus postos de trabalho por volta das 10h15min após ouvirem o som do alarme de emergência que indica a saída imediata para as rotas de fuga.

O simulado teve cunho educativo e visou reforçar a importância de todos conhecerem as rotas de fuga de seu local de trabalho e os pontos de encontro internos e externos, bem como os toques de alarme característicos que definem a necessidade de evasão e o final de uma emergência.

Os trabalhadores foram divididos em três grupos conforme a localização de suas empresas e caminharam até o ponto externo de fuga previamente determinado em caso de emergência.

Para garantir a segurança do treinamento, a Brigada Militar deu apoio para bloquear o trânsito no local até cerca de meio-dia. Após o final do exercício, os funcionários retornaram para suas atividades normais.

"Este primeiro simulado de evasão teve sucesso, com todas as ações planejadas concluídas. O resultado é reflexo do comprometimento das pessoas com a importância do exercício e da gestão integrada do Cofip (Comitê de Fomento Industrial do Polo), do PAM (Plano de Auxílio Mútuo do Polo Petroquímico) e de todas as empresas do Polo para sua realização”, avalia o diretor administrativo do Cofip, Sidnei dos Anjos. “O resultado nos dá a tranquilidade de saber que as pessoas terão segurança em uma possível emergência”, afirma.

O exercício teve por objetivo treinar os trabalhadores do Polo sobre como proceder em situações de emergência que exijam a saída imediata das unidades. Objetivando a máxima eficácia do exercício, os trabalhadores não foram avisados do dia exato de sua realização.




Dados enviados com sucesso!